Sports | Como começar

21:30

Dantes eu não gostava de desporto. Nada mesmo! Talvez fosse a obrigação de o praticar que me transmitisse esse sentimento.
Porém, ao ver que ele ia sair da minha vida de vez (pois terminei o 12.º ano e com ele as aulas de Educação Física), achei melhor arranjar algum gosto.
No início custou um pouco, mas agora até me sinto mais motivada! 
Não é que precise de perder peso, nem nada disso. Mas desporto é necessário para uma vida saudável!


Como começar:

1# Arranjar motivação
Começar por perceber qual a nossa verdadeira motivação para começar a fazer exercício é fundamental. Seja qual for o nosso objetivo devemos sempre tê-lo em mente para que seja mais fácil todo o esforço.

2# Procurar roupa e calçado bem confortável
Se nos sentirmos bem com aquilo que temos vestido torna-se mais fácil começar. Eu optei por comprar um soutien de desporto rosa-neón que me deixa sempre contente por ir fazer desporto, porque além de ser confortável também é de uma cor bem alegre.

3# Não esperar resultados imediatos
Este ponto é muito importante. Não podemos começar a fazer exercício pensando que logo no primeiro dia os resultados vão aparecer. É preciso muita paciência e força para não desistir, mas lembrem-se que assim que os resultados começarem a aparecer, vai valer bem a pena.

4# Nunca sentir o desporto como uma obrigação
Este é um tópico em que acrescento muito da minha experiência. 
Não devemos sentir obrigação de cumprir um plano à risca. Se hoje não nos apetece, talvez amanhã a vontade apareça. Acima de tudo temos de encarar o desporto como algo divertido. 

5# Começar
Não esperar o dia perfeito para começar. Assim que surgir a vontade, a motivação, vistam-se apropriadamente e comecem. Só custa começar, garanto!

6# Não exagerar
Se ainda estamos a começar nunca devemos fazer logo tudo de uma vez. É necessário avaliar primeiro a nossa condição física. Até porque demasiado exercício pode traduzir-se em dores musculares e cansaço extremo, o que nos leva logo a desistir.

7# Aumentar gradualmente a dificuldade ou a duração do exercício
Aguardar até que um exercício seja "canja" para investir noutro mais complicado, mas sempre com conta, peso e medida. Podemos sempre aumentar o número de repetições de um dado exercício de semana para semana ou o tempo de corrida, por exemplo.


PS: Todas estas dicas são opiniões pessoais fundadas na minha experiência.


Deixo-vos um vídeo que eu fiz para iniciar os exercícios na zona abdominal. São só 4 minutos, o que é bom para começar :)



Espero ter ajudado!
Digam-me se vão começar.
E se já começaram, quais os exercícios que fazem?
Um beijinho, Susana

You Might Also Like

5 comentários

  1. É importante quando já não tens mais ed. fisica fazeres desporto isto porque normalmente toda a gente engorda nessa altura, precisamente por deixar de fazer :p
    Fazes muito bem começar! :)
    Eu costumo fazer step e bicicleta ao ar livre para cardio. Para tonificar gosto de pilates e exercícios random que conheço :)

    ResponderEliminar
  2. Adorei este post! Super útil :)
    Já agora, a nossa página tem o seu primeiro Giveaway? Dá uma vista de olhos em http://inthemoonlightshadow.blogspot.pt/2013/08/giveaway.html

    beijinhos!

    Joana*

    ResponderEliminar
  3. Obrigada! ♥
    Adorei o post, é bem útil!
    http://keepcalmandshopvintage.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  4. Adoro praticar desporto, apesar de no verao andar sempre mais desleixada :S

    ResponderEliminar
  5. Actualmente estou com falta de motivação...muita mesmo...://

    Http://styleloveandsushi.blogspot.com

    ResponderEliminar

Obrigada por teres vindo visitar o meu mundo! ♡
Qualquer questão será respondida no próprio post.